22 de Março- Dia Mundial da Água!
É cada dia maior a escassez de água em nosso planeta, essa não é mais uma realidade exclusiva do Nordeste do Brasil ou de países africanos. Diante desse problema grave, que afeta diretamente à todos, é cada vez mais necessário o uso consciente da água.
Neste 22 de Março, intitulado como Dia Mundial da Água, trouxemos para você uma dica, que muito se fala hoje em dia, e que tem a ver com o reuso ou aproveitamento da água das chuvas.
Existem diferentes sistemas de captação da água pluvial, mas resumidamente a água coletada pelo sistema de calhas tradicional é direcionada a um tubo de queda de água, onde se encontra um filtro seletor que irá separar os resíduos sólidos (folhas e impurezas que ficam nas calhas), despejando a água filtrada em um reservatório inferior (cisterna) para o armazenamento. A cisterna pode ser subterrânea, sem necessidade de ficar aparente, nesse caso é necessário que haja uma bomba para impulsionar a saída de água, e o direcionamento para uma torneira, por exemplo.
1- Quais são os usos domésticos da água pluvial?
Segundo as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) presentes na NBR 15.527/2007, que dispõe sobre o aproveitamento da água da chuva nas coberturas de áreas urbanas para fins não potáveis, a água pluvial coletada é indicada para:
- Descargas dos vasos sanitários;
- Irrigação de jardins;
- Limpeza de automóveis e áreas externas;
- Lavagem de roupas;
- Abastecimento de fontes e espelhos d’água;
- Como reserva de incêndios.
A água proveniente da captação pluvial NÃO deverá ser ingerida, utilizada no preparo de alimentos ou no banho. Segundo órgãos vinculados à ONU no Brasil, 35 milhões de brasileiros não possuem acesso à água potável. Outros 100 milhões não possuem acesso ao saneamento básico.
O Brasil possui mais água doce que qualquer outro país do mundo – 12% do volume total do Planeta, entretanto, devemos ter em mente que 97% da água visível no planeta está nos oceanos e é salgada; dos 3% restantes, 2,2% estão na forma de gelo; 0,6%, embaixo da terra; 0,1% na atmosfera, e somente 0,1% nos rios e lagos imediatamente ao alcance das mãos. (Fonte: Organização das Nações Unidas).
Apesar de sermos o país que possui o maior volume de água doce do Planeta, o saneamento básico e o acesso à água potável ainda não é direito de todos. Utilizar a água das chuvas pode fazer com que os problemas como enchentes sejam minimizados: como o escoamento superficial da água será menor, consequentemente menos água será acumulada. Percebe-se, portanto, que ao utilizar a água das chuvas, diversos problemas podem ser minimizados.
Este é o tempo de mudança de hábitos para salvar o planeta, e a diferença começa por você! Economize água! Água é vida!