Existem várias histórias sobre a criação da fotografia, sendo que muitos estudiosos apontam Louis Daguerre como o pai desta arte, enquanto outros afirmam que, Joseph Nicephore Niépce foi o seu grande inventor.
Joseph Nicephore Niépce foi, em 1793, uma das primeiras pessoas a conseguir “imprimir” a luz em uma superfície sem usar qualquer tipo de tinta, porém as imagens desapareciam depois de um tempo. Ele usava uma câmara obscura, parecida com o que conhecemos hoje por pinhole, e um tipo especial de papel com cloreto de prata.
Em 1824 ele conseguiu encontrar um método que permitia mais duração das imagens, e em 1826 foi registrada a primeira fotografia de duração indefinida, que existe até hoje. Como é possível perceber, no entanto, a qualidade ainda era baixíssima; além disso, o processo todo de captura levava horas.
Em 1834, Henry Fox Talbot criou uma versão bem primitiva do que posteriormente seria o negativo fotográfico, que ajudaria a tornar mais popular a fotografia. Mas foi apenas em 1849 que Louis Daguerre trouxe a arte, que era até então totalmente experimental e complexa, a um novo patamar. Louis Daguerre criou o daguerreotipo, que se tornaria acessível para um público rico e entusiasta. Após Daguerre, outros foram aprimorando o que hoje conhecemos como fotografia, criando métodos de captura de imagem e de impressão.
E você, já capturou momentos inesquecíveis também?
Texto baseado em: https://tinyurl.com/ydette79