No Brasil, comemoramos o Dia da Decoração em 30 de Outubro. Um dos vários profissionais que atuam nesta área são os arquitetos, proporcionando ambientes únicos e capazes de responder a diferentes demandas.
Para que tenhamos bons resultados, é necessário combinar uma arquitetura de interiores de qualidade e um espaço físico adequado para o uso previsto, assim como layout e mobiliário funcionais e que estejam em sintonia, em uma mesma linguagem e estilo. No projeto que ilustra este texto, feito pela EME ARQUITETURA para a Mostra Arq&Desing da Indumóveis 2019, há um “protagonista” em cada canto do espaço: os contrastes de cores e texturas garantem destaque ao painel com padrão Chevron, ao painel/espelho da TV, ao bar retroiluminado e ao conjunto composto por estofado e poltrona.
Outro diferencial para a arquitetura e decoração de interiores é a iluminação. No exemplo acima, adotou-se luzes quentes e de baixa intensidade, criando uma atmosfera introspectiva e intimista, ideal para uma sala de TV. É muito importante que o usuário deixe claro para seu arquiteto quais elementos são mais importantes para ele. Para além de mobiliários novos ou que estejam “na moda”, cabe identificar o que faz sentido para você: sejam quadros, plantas, livros, ou mesmo alguma relíquia de família. É possível valorizar todas essas particularidades de forma a criar um ambiente único e que seja fiel aos seus usuários.
Algumas estratégias possíveis estão na definição de um bom layout, na disposição dos elementos no ambiente, nos focos de luz estrategicamente definidos para pontos de interesse ou, ainda, no contraste entre diferentes estilos. Assim, aliando criatividade com um bom briefing, é possível criar ambientes harmônicos e incríveis, para que os usuários desfrutem do conforto e requinte que um ambiente personalizado pode oferecer para cada pessoa!
Arq. Urb. Maurício Martini (EME ARQUITETURA)