Nos últimos anos, com uma desvalorização forte do real frente à moeda americana, fez explodir o IGP-M. E, agora, a redução de demanda por commodities tendo em vista a possibilidade de recessão em economias desenvolvidas fez ele encolher, na verdade, é como se fosse uma “devolução” dos altos índices de 2021, quando o índice atingiu cerca de 30%.
Mercado solta a mão do IGP-M: como acompanhar a dinâmica da locação?
O IGP-M anda cada vez mais descolado da realidade, acumulando resultados negativos. O aluguel subiu 0,30% em julho na cidade de São Paulo. No acumulado de 12 meses, a soma é de 11,78%, enquanto o IGP-M teve resultado de -7,72% no período. No restante do país, a discrepância é igual ou maior.
É um reflexo direto da alta demanda, e muitos dos que procuram a locação buscam praticidade. Assim, soluções financeiras cada vez mais presentes e conectadas, a flexibilidade de imobiliárias respaldadas pela orientação a dados, com abordagem mais assertiva, personalizada e rentável, ganham terreno.
Já para quem pretende sair do aluguel, há algumas pedras no caminho. Mesmo com a guinada de procura por financiamentos com o novo Minha Casa Minha Vida, os juros de financiamento ainda vão levar alguns meses para cair. Além disso, os recursos de funding da poupança dão sinais de escassez, o que pode travar liberações mais adiante.
E um tempero extra tem sido a queda da B3 (13ª queda da Ibovespa amplia pior série da história), que nos últimos dias pintou como o assunto da vez entre os corretores de imóveis, já que a procura pelo investimento em imóveis (para posterior locação) ganha força com esta oscilação.
INVESTIMENTO EM IMÓVEIS PARA ALUGAR, VALE A PENA?
A resposta é SIM!!
Com isso você faz o seu dinheiro trabalhar para você, sem a interferência de grandes oscilações da economia, como os casos que afetam a bolsa de valores e outros tipos de investimentos em bancos e corretoras.
Diversificar os investimentos é a dica de ouro de todo especialista no assunto. Assim, você não corre o risco de perder todo patrimônio em casos de crise, por exemplo.
Lembre-se de avaliar metragem, localização e estágio de obra para avaliar qual opção se encaixa melhor nos seus planos a longo prazo, e diversifique sua renda!
Fonte: ImobiReport, 22 de Agosto de 2023 e TecnoImóveis