Planejar a aposentadoria é um passo muito importante para a estabilidade financeira. O planejamento da previdência privada tem sido considerado bastante vantajoso para quem planeja um futuro tranquilo, pois existe mais liberdade e rentabilidade.
Para isso, um estrategista pode fazer uma avaliação e ver qual plano encaixa no seu perfil, como, por exemplo, escolher um PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) ou um VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre). A escolha do plano vai definir qual será a incidência do Imposto de Renda (IR) e também se poderá ser feita uma dedução na hora do preenchimento da declaração.
O PGBL é indicado para aquelas pessoas que declaram completamente o IR, podendo gerar até 12% de dedução no imposto devido.
O VGBL é indicado para pessoas que são isentas ou fazem o pagamento simplificado do IR, não havendo dedução do imposto e pagando apenas os rendimentos.
Outro benefício da previdência privada é a ajuda que se tem com a mesma quando é preciso realizar a sucessão patrimonial, não sendo necessário fazer o inventário no caso do valor da previdência ter sido transformado em renda, sendo necessário somente a apresentação da certidão de óbito para o saque.