Hoje em dia, uma das táticas que tem valorizado muito os projetos de reforma é a parede de gesso 3D. De forma criativa e prática, é possível abusar da inovação e da sofisticação, dando uma cara nova para diversos tipos de ambientes.
Uma de suas características principais é o de poder renovar o aspecto de uma parede, deixando-a mais viva e destacando-se dos demais cômodos do imóvel, juntamente com os demais serviços, mas para isso, é necessário conhecê-lo bem, pois além de ser uma artimanha nova, ela também requer cuidado e concentração seja num ambiente ou em um detalhe interno.
O Gesso 3D nada mais é que um tipo de acabamento que oferece mais volume e movimento a uma parede comum. Cada painel é fixado na parede, formando uma camada mais fina e lisa na estrutura. É uma forma de substituir uma aplicação de gesso liso em determinadas paredes do ambiente. Essas placas de gesso, quando unidas, formam um só painel, que podem ser personalizados de acordo com o ambiente.
O método mais comum para formar uma parede de gesso 3D é em uma parede de alvenaria. A partir daí o profissional tem duas opções: realizar a aplicação das placas de gesso 3D diretamente na parede ou usar uma estrutura interna contra a parede, mas que não a danifique. Se houver a colocação de divisórias de drywall, é bom usar algum apoio de madeira, uma vez que o efeito 3D só vai causar impacto se o tamanho da parede for adequado para o efeito.
De acordo com o conceito artístico que se deseja ter no ambiente, o gesso 3D pode influenciar até na dimensão da parede. Uma parede de gesso 3D moderniza o ambiente e é mais singular do que o uso de um gesso liso comum. Caso necessite fazer algum serviço de pintura na parede, é possível realizar a atividade sem problemas. No entanto, como o próprio gesso 3D já dá uma beleza no local, a pintura talvez acaba sendo a coadjuvante ao final da arte.