É uma estação marcadamente de regiões temperadas, onde o inverno induz à dormência das plantas e a primavera as faz despertar. É a época das festas das flores em algumas cidades do país, que aproveitam a estação para divulgar suas pesquisas, os novos produtos e encantar a todos os olhos com belos conjuntos de plantas floridas.
Na primavera muitos dos arbustos que florescem durante o inverno, como as azaléias já estarão no fim da floração ou até já estarão apenas verdes. As herbáceas de estação e alguns arbustos que florescem no meio da estação, como as gardênias e buganvíleas estarão já com botões, conforme a região do país.
As tarefas de jardinagem continuam já muito mais prazerosas, pois andaremos no meio de flores e plantas preparando-se para apresentar sua roupagem mais bonita. É época de ir às floriculturas em busca de renovação do jardim, providos de uma lista para não comprar muito além do que o jardim poderá comportar.
Plantas enriquecem o ambiente da sua casa porque, além de deixarem o espaço mais bonito, elas melhoram a qualidade do ar da sua residência ao remover toxinas, bem como ajudam com a umidade do ar. E existem algumas ações bem simples para ajudar “nossas amigas” a crescerem e se desenvolverem no ambiente doméstico.
Confira aqui, algumas dicas de cuidados com plantas:
1- Remova as folhas danificadas
Uma tarefa básica. No entanto, faça com cuidado para que outras partes da sua planta não sejam danificadas;
2- Luz solar
Um bom lugar para o seu vegetal é num espaço que receba luz solar. Mas fique atento, pois não é recomendável que a luz incida diretamente na planta, pois as folhas podem se queimar;
3- Sem correntes de ar
Vento muito intenso também pode ressecar e queimar as folhas das plantas, portanto, escolha um local em que as correntes de ar não afetem suas plantas;
4- Água na medida certa
Todo mundo sabe que os vegetais precisam ser regados, mas uma quantidade de líquido exagerada pode matá-los. Por isso, procure regar a planta mais vezes por dia e com um volume reduzido de água;
5- Troque o vaso
Para as plantas que estejam muito grandes para o recipiente e para aquelas que estão há mais de dois anos no mesmo vaso, os nutrientes já foram consumidos, é hora de renovação do substrato.
Texto baseado em: https://tinyurl.com/y6xbkmb2