Quem está procurando um imóvel para comprar sabe que a busca demanda tempo, precaução e muita paciência. Além da metragem, da distribuição da planta e da localização, é necessário verificar as condições físicas do imóvel.
Por isso, a visita ao imóvel torna-se o principal momento para você avaliar se o imóvel que você está interessado realmente é a melhor escolha. Muitas coisas precisam ser observadas. Observe o checklist abaixo e perceba que pode não ser tão difícil, desde que você não esqueça de prestar atenção aos detalhes!
1- Condições físicas do imóvel:
Seja um imóvel novo ou usado, o principal objetivo ao fazer uma visita é observar as condições físicas do apartamento. Paredes, pintura, piso, janelas e acabamentos. Olhe para tudo em cada um dos cômodos. Se tiver ar-condicionado ou split, confira se os aparelhos estão funcionando bem e são do tipo econômico ou não. Caso o imóvel não seja novo, avalie também seu estado de conservação. Infiltrações ou mofo podem ser sinal de problema, por exemplo. Se o imóvel for vendido mobiliado, cheque todos os móveis e veja qual é o estado de conservação de cada um deles. Se os móveis não forem fixos, tente observar atrás deles também.
2- Instalações hidráulicas:
Além do que você vê, é preciso checar o que está atrás das paredes, mas que é fundamental para sua futura morada. Verifique toda a parte hidráulica, como torneiras, chuveiros, descargas e registros. Abra cada um deles e observe se não há infiltrações ou vazamentos. Não esqueça de conferir a vazão nos vasos sanitários e se as descargas têm uma pressão equilibrada. Vale a pena, ainda, testar se o aquecimento e a potência da água do chuveiro!
3- Instalações elétricas:
Cheque, a rede elétrica. Avalie a quantidade de tomadas espalhadas pela casa, porque trocá-las ou adicionar novos pontos pode pesar no seu bolso. Uma dica é levar o carregador do seu celular para testar as luzes e tomadas do imóvel. Outros pontos que frequentemente são esquecidos, mas que também devem ser testados, são a campainha e o interfone. Se ao abrir uma torneira, o líquido sair com uma coloração escura ou com detritos, atente para o encanamento corroído ou caixa d’água suja.
4- Localização:
A localização é um ponto importante que deve ser observado quando você for visitar um imóvel, principalmente se esse é um fator que você prioriza na hora de encontrar um lugar para morar. Observe o entorno e veja se você vai poder contar com comércios, transporte público, áreas de lazer e diversos serviços disponíveis para o seu dia a dia. Percorrer as ruas próximas ou fazer perguntas aos moradores sobre o bairro são ótimas alternativas para descobrir se você terá uma boa infraestrutura e acessibilidade morando lá.
5- Verifique o piso:
Provavelmente, você não quer ter de tirar tudo de dentro do imóvel para trocar o piso, certo? É um trabalho imenso e nada barato. Por isso, verificar os pisos é um dos pontos mais importantes.
E cada tipo de piso merece uma atenção especial:
- Madeira: verifique se há desníveis ou tábuas levantadas que indicam umidade no solo ou se há desgaste nas bordas das tábuas, o que pode indicar necessidade de troca.
- Laminados e vinílicos: analise se não há desníveis, rachaduras ou alguma parte solta e, ainda, se estão com uma cor e um brilho adequados.
- Porcelanato ou cerâmica: cheque se há barulhos ao andar ou se não há peças quebradas. Também vale verificar se há manchas.
6- Verifique a posição solar:
A orientação solar do imóvel é tão ou mais importante quanto sua própria infraestrutura, afinal, não há reforma ou investimento que se faça para corrigi-la. A incidência de luz proporciona conforto térmico, economia de energia elétrica e ainda combate ácaros e mofo.
Levando em consideração essas dicas, e procurando um dos nossos corretores, a sua busca fica mais fácil, segura e eficaz.
A ideia é aproveitar a visita ao imóvel que te interessou e se perguntar:
Eu moraria nesse lugar do jeito que ele está?
Se a resposta for sim, bom, você está mais perto de fechar negócio. Se a resposta for não, por exemplo, mas se o imóvel for usado e com um preço mais em conta, questione se você gostaria de reformá-lo para ficar do jeito que quer, e aí sim fechar negócio. Não esqueça, seu corretor, é a peça chave em qualquer negociação!